Segurança do Trabalho

Serviços especializados em segurança do trabalho, meio ambiente e saúde ocupacional.

Serviços

Segurança do Trabalho

PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais)

O programa tem por finalidade evidenciar o panorama da empresa em termos de agentes ambientais (físicos, químicos e biológicos). É implementado com base nas avaliações qualitativas e quantitativas das atividades ou operações realizadas no ambiente de trabalho. E um forte instrumento para a prevenção de doenças ocupacionais, através das ferramentas de reconhecimento de risco, avaliação e controle.

Laudo de Caldeiras e Vasos Sob Pressão

É um laudo que atesta a estanqueidade e, portanto, segurança de uma caldeira ou vaso sob pressão. São realizados ensaios para verificação da integridade dos equipamentos, a exemplo do teste hidrostático, piezoeléctrico, liquido penetrante, medida de espessura e tantos outros.

Laudo de Insalubridade

É um laudo gerencial cuja finalidade e demonstrar quais as atividades ou operações insalubres. Este laudo e conclusivo quanto à existência de insalubridade, bem como a eliminação/neutralização por meio dos equipamentos de proteção coletivos e individuais. É um instrumento de gestão para determinação de eventuais passivos em segurança e saúde no trabalho.

Laudo de Periculosidade

É um laudo gerencial cuja finalidade e demonstrar quais as atividades ou operações perigosas. Este laudo e conclusivo quanto à existência de periculosidade em suas diversas modalidades. E um instrumento de gestão para determinação de eventuais passivos em segurança e saúde no trabalho.

Laudo do Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosférica

Este laudo tem por finalidade atestar se o sistema de aterramento das instalações Elétrica esta em perfeito estado de funcionamento. O aterramento tem dupla função: proteger os trabalhadores contra o choque elétrico, bem como o patrimônio de eventuais fugas de corrente.

LTCAT (Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho)

E um laudo previdenciário que gerara informações para o preenchimento do PPP, bem como da GFIP. Tem por função avaliar a exposição dos empregados aos agentes nocivos, bem como as medidas de proteção existentes. O LTCAT e PPRA são documentos distintos.

PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho nas Indústrias de Construção Civil)

É um programa voltado a segurança na construção civil. O programa estabelece procedimentos de ordem administrativa, de planejamento e de organização, que objetivam a implantação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na construção, ditando uma serie de medidas de segurança a serem adotadas durante o desenvolvimento da obra.

AVCB

O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros é um documento utilizado para comprovar a estabilidade e segurança dos edifícios em casos de incêndio, obtido após aprovação de projeto e vistoria realizada pelo Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo. Remanescente de seu precursor, à época denominada Atestado de Vistoria do Corpo de Bombeiros, o AVCB surgiu em 1983, através de decreto-lei estadual. No período histórico imediatamente anterior, caracterizado pelo fenômeno da “verticalização” dos grandes centros, a ótica da “prevenção e planejamento” no combate aos incêndios ganhou força e intensidade.

Gestão e Implantação de CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes)

E uma comissão de trabalhadores cuja função é a promoção da prevenção de acidentes do trabalho na empresa. Sua composição e por membros eleitos pelos trabalhadores e escolhidos pela empresa. A CIPA deve atuar conjuntamente com o SESMT e devem ser realizadas reuniões mensais.

SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho)

É a semana de prevenção de acidentes do trabalho, cuja filosofia e difundir conhecimentos aos trabalhadores para a segurança do trabalho. Este evento e obrigatório e ocorrem todos os anos nas empresas.

PPR (Programa de Proteção Respiratória)

Este programa e indispensável para situações em que são adotadas mascaras de proteção. E impossível adotar corretamente mascaras sem o PPR, que ira determinar o respirador e filtros adequados, bem como o treinamento do usuário e os testes a serem

PCA (Programa de Conservação Auditiva)

Este programa tem por finalidade a prevenção da perda auditiva nos trabalhadores expostos ao ruído. Através das audiometrias realizadas nos trabalhadores, e possivel se identificar atividades com maior propensão a perda auditiva e imediatamente implementar medidas de proteção coletiva ou individuais.

AET – (Analise Ergonômica do Trabalho)

É a analise de como o trabalho e realizado. São analisados o posto de trabalho, mobiliário, condições ambientais e a forma de realização deste trabalho. A analise não deve somente se restringir ao piano físico, mas deve ir além, considerando questões psicossociais a exemplo da organização do trabalho. A AET e essencial em trabalhos onde ocorram levantamento de peso, transporte manual de carga, posições estáticas, trabalho repetitivo e etc. E documento gerencial que evidencia se no futuro próximo a empresa terá, ou não, casos de LER/DORT entre os empregados. E um instrumento de gestão para determinação de eventuais passivos em segurança e saúde no trabalho.